Seg, 26 de Janeiro de 2009 14:14
O trabalho voluntário de preservação da restinga e reciclagem do lixo na Praia Brava de Guaratuba será ampliado e terá apoio da prefeita Evani Justus. A ação é desenvolvida desde 2007 pela Associação de Surfe do município com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
A prefeita de Guaratuba, Evani Justus (PSDB), disse que pretender apoiar o trabalho dos surfistas. “Nosso litoral é pequeno, mas possui grande área preservada. Assim que terminar a temporada, iniciaremos um trabalho para reforçar as ações e educar a nossa população que é de 35 mil habitantes, quanto à importância da restinga”, adiantou Evani.
No sábado (24), cerca de 80 surfistas recolheram uma tonelada de lixo das areias de Guaratuba e isolaram mais 300 metros da área de restinga.
O projeto prevê o isolamento do trecho, desde o Morro do Cristo em Guaratuba até a Barra do Saí, divisa com a praia de Itapoá em Santa Catarina, evitando que os carros utilizem a Área de Preservação Permanente como estacionamento. O isolamento foi feito com postes de madeira e placas que explicam o que é restinga e qual a sua importância.
“Serão 9 quilômetros de postes instalados manualmente na orla - doados pela Copel e que não serão mais utilizados, depois de substituídos por postes de concreto. A idéia é proteger a vegetação contra os danos provocados por veículos e outras ações que levam à redução da restinga e ainda, criar um espaço de descanso”, conta Marcos Pavin, que integra a associação.
A iniciativa dos surfistas, iniciada em 2007, já garantiu o isolamento de 2,5 quilômetros da chamada “Praia dos Paraguaios”. Além da instalação dos postes, eles também colocaram lixeiras e placas alertando a população sobre a importância da manutenção do local.
EDUCAÇÃO - O secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, conta que o IAP já solicitou à prefeitura de Guaratuba, que o projeto dos surfistas sirva como modelo para o isolamento da restinga na praia das Caieiras, onde os veranistas ainda insistem em estacionar seus veículos sobre a vegetação.
“Estamos reforçando as ações de educação ambiental, pois é necessário que as pessoas tenham consciência que a restinga é a única proteção contra a erosão e avanço do mar. O sal do mar queima qualquer outro tipo de vegetação, por isso a restinga é tão importante para o ecossistema”, detalhou o secretário, que participou do mutirão no sábado (24).
O presidente da Associação de Surfe de Guaratuba, Márcio Oderawagem, que e coordena a ação, contou que a restinga da Praia Brava vem sendo devastada a cada ano por veranistas que acampam ilegalmente sobre a vegetação e estacionam veículos no local.
“Há dez anos o cenário aqui era totalmente diferente. Sabemos a importância que as dunas têm para a preservação da orla e para evitar o avanço do mar”, declarou Márcio. Ele conta que, para garantir a proteção da área durante a temporada, os surfistas têm se reunindo frequentemente para fazer o trabalho braçal.
“Além disso, estamos orientando moradores e veranistas para que respeitem as placas de Área de Preservação e procurem não acampar em locais onde há restinga no litoral”, ressaltou Márcio.
Neste último mutirão, os integrantes cadastraram as pessoas que participaram do evento, para que possam contribuir em futuras ações. Os voluntários recebem No dia da coleta do lixo, os integrantes recebem camisetas, adesivos, bonés, e informações que são repassadas aos veranistas e moradores na orla.
Fonte:Correio do litoral.com