Carnaval numa boa: 10 dicas para um feriado consciente




Camila Konrath



Já está chegando mais um carnaval. O país inteiro entra em clima de festa e planeja viajar, comemorar com os amigos, assistir aos desfiles das escolas de samba, sair atrás dos blocos de rua, vale tudo para se divertir nesse feriado. Só o que não vale é poluir e destruir os locais da festa, não é, mesmo? Nosso retrospecto não tem nos favorecido muito, principalmente se lembrarmos das recentes festas de ano novo, quando diversas orlas do nosso Brasil foram tristemente ignoradas e deixadas numa sujeira vergonhosa. Vamos modificar com ações?



Curtir o carnaval não precisa ser sinônimo de irresponsabilidade e destruição. Podemos aproveitar todos os dias desse feriado com pequenos cuidados que mantêm o ambiente totalmente limpo quando formos embora. Confira abaixo as dicas para fazer um carnaval consciente:



1 – Economize no transporte.



Se for viajar de carro, ofereça carona para os amigos que vão ao mesmo destino ou fiquem pelo seu caminho. Esta atitude significa economia para o seu bolso e para o meio ambiente, qu deixa de receber os gases do efeito estufa, liberados pela queima de combustível. Além disso, menos carros fazem menos congestionamentos nas estradas



2 – Se for beber…



Já sabemos que beber e dirigir é um comportamento de alto risco, mas não custa lembrar. A lei está ainda mais rigorosa justamente porque a ingestão de bebidas alcoólicas altera severamente a capacidade de reação e torna todas as ações mais lentas. Você pode até dirigir bem devagar, mas se precisar desviar ou se defender de alguém em alta velocidade, provavelmente, não conseguirá. Portanto, vá de táxi.



3 – Leve camisinha



Agora, vamos parar de polemizar sobre quem deve ter a camisinha, se é o homem ou se a mulher devia levar, levem camisinha independente da sua identidade de gênero e teremos um carnaval mais satisfatório para todos. Além da gravidez (olhem os índices de filhos ‘fabricados’ no carnaval), a camisinha previne doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, o governo Federal já anunciou que vai distribuir milhões de camisinhas de forma gratuita aos foliões.



4 – Gaste energia comemorando



Se você for viajar, não esqueça de desligar os aparelhos das tomadas. O gasto de energia para aparelhos deixados no stand by é de 20 a 25% do total. Além disso, deixar os aparelhos desligados evita um possível curto-circuito que pode acontecer na sua ausência.



5 – Comida



Alimente-se bem. Cerveja e caipirinha não contam, ok? Coma bastante carboidrato e não se preocupe, pois eles serão gastos bem rápido.



6 – Hidratação 100%



É também, um velho conselho, mas funciona: beba bastante líquido durante a folia. Entre uma bebida alcoólica e outra, beba bastante água, suco de fruta, água de coco e isotônicos. A medida dá uma balanceada na glicose do corpo e afasta a ressaca forte.



7 – Lugar de lixo é no lixo



Lembre-se: você não está sozinho no mundo. Tente deixar os lugares pelos quais você passa, limpos. Se consumir algo, coloque num saco de lixo e leve até a lixeira mais próxima. O lixo deixado depois das festas de carnaval é um dos maiores problemas do feriado. Latas, garrafas, panfletos e copos ficam por toda parte, entupindo bueiros e aumentando o risco de enchentes, fora a poluição que acontece nos mares. Fique atento!



8 – Festa é festa, mas…



O bairro inteiro não precisa escutar o mesmo som que você. Ouça a sua música num volume que seja suficiente para o perímetro da sua casa e não vá até o centro ou beira da praia com o alto-falante do carro no máximo. Acredite: As pessoas não querem ouvir as músicas que você gosta.



9 – Seja cidadão



Viajando ou não, no feriado, quando estiver curtindo um carnaval na rua, respeite o espaço público. Fazer xixi em qualquer lugar, destruir placas de sinalização, orelhões ou invadir espaços nada tem a ver com diversão e sim, com falta de cidadania.



10 – E a fantasia?



Escolha uma roupa confortável e/ou bizarra e curta tudo que puder. Vale tirar do armário aquela roupa que você não usa mais ou confeccionar a fantasia com materiais que você tem em casa. Criatividade é tudo.



Agora é só aproveitar o feriado com as pessoas que você gosta e tudo será ótimo. Bom carnaval a todos!

http://pitangadigital.wordpress.com



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...