Praias do Paraná serão limpas de dia e à noite no verão

Divulgação/Agência de Notícias do Paraná

Saneador Automatizado vai peneirar a areia e devolvê-la limpa para a orla da praia
As máquinas limpadoras farão a limpeza desde a Barra do Saí, em Guaratuba, até a praia de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná






Os balneários do Paraná terão máquinas para limpar a areia da praia durante a temporada de 2012 do verão. Serão seis máquinas da Sanepar que vão peneirar a areia da orla dos balneários, desde Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, passando por Matinhos até Barra do Saí, em Guaratuba. Os trabalhos começam junto com o lançamento da Operação Verão, que acontece nesta sexta-feira (16).
As máquinas são saneadores automatizados que vão trabalhar desde a 1h da madrugada até as 8h da manhã, diariamente, removendo as impurezas da areia. Já durante o dia o trabalho será feito por seis dumpers (veículos de pequeno porte, motorizados, com caçamba).
A praia de Guaratuba está entre as que vão ser limpas diariamente a partir desta sexta-feira (16)

Além das máquinas utilizadas na limpeza da areia, a Sanepar vai deixar sacos plásticos na areia da praia e tambores de lixo para evitar que as praias fiquem sujas. Os veranistas também terão coletores individuais de bitucas de cigarro. A limpeza da praia ocorre até o final da temporada, em fevereiro.

Ainda do meio ambiente, os municípios do litoral terão reforço na coleta de lixo residencial. A Sanepar pretende, segundo o governo, implantar programas de conscientização para que os veranistas separem o lixo adequadamente.

Saúde
Na área de saúde, uma das principais novidades para o Verão de 2012 é o Centro de Recuperação do Afogado, que ficará em Matinhos. No local serão atendidas as vítimas de afogamento de todo o litoral. A intenção, segundo o governo, é evitar que o número de pessoas que sofre transtornos com afogamento, que aumenta durante o verão, não lote os centros médicos.
Caso necessário, segundo o governo, os pacientes serão removidos para hospitais e pronto atendimentos dos municípios. Para fazer a ponte de ligação entre o Centro de Recuperação e os centros médicos, os veranistas terão à disposição seis novas ambulâncias, doadas pela montadora Renault.
A equipe de atendimento dos hospitais e pronto-atendimentos também será ampliada, com um reforço de 4,7 mil funcionários durante a temporada.
Transportes
Além da já comum inversão do fluxo de veículos na PR-407, que ocorre durante os dias de maior movimento na estrada, que liga Paranaguá à Pontal do Paraná, de acordo com o governo a empresa que administra a travessia de balsa na Baia de Guaratuba, entre os municípios de Matinhos e Guaratuba, terá que aumentar o número de balsas para diminuir o tempo de espera da travessia pelos usuários.
Segundo informações do governo, o tempo máximo entre o pagamento do ticket de transporte e a saída da balsa do outro lado da baia não poderá ultrapassar 22 minutos. Ainda de acordo com o governo, o tráfego de veículos pesados no ferryboat ficará impedido nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, por causa do alto índice de veículos de veranistas.
Ainda para facilitar os transportes, segundo o governo do Paraná, em parceria com o governo de Santa Catarina, um dos semáforos que opera na cidade de Garuva (SC) ficará em sinal de alerta, com um policial orientando o tráfego, para evitar congestionamentos.
Segurança
Haverá aumento de efetivo de policiais civis e militares no Litoral durante a temporada. A Polícia Civil terá mais 264 policiais; na PM, serão 424 a mais, além dos já atuantes nos municípios costeiros. O efetivo ficará distribuído pelas cidades litorâneas.

 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...