IMÓVEL: INVESTIMENTO SEGURO E RENTÁVEL

Vivemos num mundo do consumo e do investimento. O consumo requer investimento e o investimento é feito visando o aumento do consumo. Entre as várias mercadorias que consumimos ou nas quais investimos, o imóvel é das mais vantajosas. Será verdade? Então vamos conferir.

Imóvel não é bem de consumo nem bem de capital. É bem imóvel. A chance de que ele permaneça por muito tempo lá onde estava quando você o comprou, é muito grande, praticamente certa. Para um comparativo, basta pensar no preço do seguro do seu carro (maior o risco, maior o custo...) ou no perigo que passa o seu relógio de pulso em sua companhia pelas ruas da cidade. Uma nova máquina, bem de capital, é imprescindível para uma indústria, mas a derradeira garantia contra um revés é o imóvel, que hipotecado permite ao industrial dispor de recursos para se reerguer.

O consumo ou o investimento de hoje podem valer mais ou menos amanhã. Ações, câmbio (Dólar, Euro, Real...), mercado de futuros (soja, milho, boi e outros) são investimentos de alto risco, susceptíveis de variações fortes e repentinas. São mercados onde atuam grandes corporações financeiras, que normalmente abocanham os maiores e melhores bocados do bolo e fazem do prejuízo e da falência dos pequenos e médios investidores o lugar comum desses mercados. O ouro é um caso à parte. Com toda a certeza o mais seguro dos "investimentos", mas sua valorização é sempre muito pequena, como também sua desvalorização. Por isso o ouro é conhecido como o porto seguro em períodos de grandes crises. Não se investe em ouro, mas usa-se o ouro como proteção em períodos de alto risco econômico.

O imóvel é um investimento que pode ser desfrutado como consumo pessoal. Afinal, se todos precisamos de um teto, e se o prazer em desfrutar de nossa casa é insubstituível, o que dizer de uma casa de veraneio? O imóvel é também um caminho bem pavimentado para a aposentadoria.

É claro, pode-se ficar rico trabalhando com entusiasmo no ramo imobiliário, com construção civil, com compra e venda ou com administração. Mas para aqueles que não são do ramo, para a grande maioria das pessoas, o mercado imobiliário possui outras duas características fundamentais: é de fácil entendimento e recheado de oportunidades para todas as faixas de consumo e investimento.

Enfim, imóvel é investimento seguro e com retorno garantido. E para nós, que fazemos dele nossa vida, uma atividade prazerosa. Ou será vício?

Equipe Efetiva

Efetiva um mar de imóveis, navegue no Site (clique aqui).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...