IMÓVEL: INVESTIMENTO SEGURO E RENTÁVEL

Vivemos num mundo do consumo e do investimento. O consumo requer investimento e o investimento é feito visando o aumento do consumo. Entre as várias mercadorias que consumimos ou nas quais investimos, o imóvel é das mais vantajosas. Será verdade? Então vamos conferir.

Imóvel não é bem de consumo nem bem de capital. É bem imóvel. A chance de que ele permaneça por muito tempo lá onde estava quando você o comprou, é muito grande, praticamente certa. Para um comparativo, basta pensar no preço do seguro do seu carro (maior o risco, maior o custo...) ou no perigo que passa o seu relógio de pulso em sua companhia pelas ruas da cidade. Uma nova máquina, bem de capital, é imprescindível para uma indústria, mas a derradeira garantia contra um revés é o imóvel, que hipotecado permite ao industrial dispor de recursos para se reerguer.

O consumo ou o investimento de hoje podem valer mais ou menos amanhã. Ações, câmbio (Dólar, Euro, Real...), mercado de futuros (soja, milho, boi e outros) são investimentos de alto risco, susceptíveis de variações fortes e repentinas. São mercados onde atuam grandes corporações financeiras, que normalmente abocanham os maiores e melhores bocados do bolo e fazem do prejuízo e da falência dos pequenos e médios investidores o lugar comum desses mercados. O ouro é um caso à parte. Com toda a certeza o mais seguro dos "investimentos", mas sua valorização é sempre muito pequena, como também sua desvalorização. Por isso o ouro é conhecido como o porto seguro em períodos de grandes crises. Não se investe em ouro, mas usa-se o ouro como proteção em períodos de alto risco econômico.

O imóvel é um investimento que pode ser desfrutado como consumo pessoal. Afinal, se todos precisamos de um teto, e se o prazer em desfrutar de nossa casa é insubstituível, o que dizer de uma casa de veraneio? O imóvel é também um caminho bem pavimentado para a aposentadoria.

É claro, pode-se ficar rico trabalhando com entusiasmo no ramo imobiliário, com construção civil, com compra e venda ou com administração. Mas para aqueles que não são do ramo, para a grande maioria das pessoas, o mercado imobiliário possui outras duas características fundamentais: é de fácil entendimento e recheado de oportunidades para todas as faixas de consumo e investimento.

Enfim, imóvel é investimento seguro e com retorno garantido. E para nós, que fazemos dele nossa vida, uma atividade prazerosa. Ou será vício?

Equipe Efetiva

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...