Pintando sua casa




Se você está pensando em dar um novo visual à sua casa ou apartamento, nada mais simples e eficiente que mudar a cor da(s) parede(s) de um ou mais ambientes.
Mas, como saber o tipo de tinta mais indicado?
Qual cor é a mais indicada?
É verdade que determinada cor pode trazer certas sensações?
Aqui vão algumas dicas preciosas:


Tipos de tintas existentes no mercado:

• Látex Acrílico: Pode ser usado em paredes de alvenaria, tanto interna quanto externamente. Apresenta três tipos de acabamento, podendo ser fosco, acetinado ou semi-brilho, sendo que as duas últimas permitem uma limpeza sem marcas, mas não disfarçam tanto as imperfeições da parede. É o mais indicado para áreas onde há maresia.

• Látex PVA: Também pode ser usado tanto em áreas internas como externas, mas a durabilidade é um pouco menor que o acrílico. O acabamento é em fosco aveludado.

• Resina acrílica, silicones e vernizes: São indicados para lugares onde haja água, infiltrações e umidade.

• Tinta para fachada: Esta tinta acompanha eventuais movimentações da construção. São bem mais duráveis que as tintas comuns, podendo chegar a durar até vinte anos.

• Tinta para azulejos: Apesar do forte cheiro, pois é feita à base de epóxi, esta tinta é uma ótima opção para quem não quer quebra-quebra em banheiros ou cozinhas. Leva 72 horas para secar e pode ser limpada com água e detergente neutro.


Cores mais indicadas:

Para o teto, o mais indicado é sempre o branco, pois dá uma sensação de profundidade. Evite usar o branco puro. O mercado apresenta várias tonalidades de branco. Tons escuros no teto dão impressão que o pé-direito é mais baixo.

Para espaços pequenos prefira sempre os tons claros e frios que sempre ampliam os ambientes. Ao contrário, as cores quentes e fortes reduzem os ambientes, pois dão a sensação de proximidade.

Nos dormitórios, procure sempre adotar as cores mais luminosas e menos saturadas.

Se você deseja adotar cores mais vibrantes, use-as em lugares reservados a atividades calmas, como leitura, música. Porém, não use em todo ambiente. As paredes para onde os assentos estiverem voltados devem ser pintadas com cores claras.

Se a intenção é criar um ambiente aconchegante, use cores quentes, como laranja, vermelho, mesmo em áreas pequenas. Lógico que não precisa ser no ambiente inteiro.

Você acha monótono pintar um ambiente inteiro com uma única cor? Pinte, então, uma ou duas paredes, sendo que o ponto de partida pode ser uma peça de mobiliário que você queira destacar.

Composições da mesma cor, em diferentes tons, são harmoniosas e repousantes. Elas devem ter o mesmo valor tonal.


O poder das cores:

Amarelo: - Está ligado a criatividade. Ativa o raciocínio e a comunicação. Indicado para ser usado em escritórios, cantos de estudos e bibliotecas. Quando usado em áreas de estar deixa as pessoas mais relaxadas e extrovertidas.

Laranja: - Estimula o otimismo, a generosidade e o entusiasmo, ajudando a levantar o astral. Age sobre o sistema digestivo, despertando apetite. Pode ser utilizada em áreas de refeições.

Vermelho: - É o tom das emoções. Pode despertar tanto a sexualidade quanto a agressividade. Portanto, cuidado ao utilizá-lo. Prefira as pequenas doses.

Azul: - Sendo uma cor fria, tranqüiliza os ânimos e favorece a amabilidade, a paciência e a serenidade. Se muito intenso, leva à introspecção e até a depressão. Procure usar em tons mais suaves.

Violeta: - Diretamente relacionada à intuição e espiritualidade. Próprio para lugares de meditação, mas assim como o azul, se usado em tonalidades muito fortes pode agravar o estado depressivo.

Verde: - Representa esperança e abundância. É a cor do equilíbrio, não agitando nem relaxando demais. Estimula o silêncio e ameniza o stress.

Preto: Expressa agressividade, dando sensações de distância e isolamento. Se presente apenas em detalhes fica chique e sofisticado.

Branco: Sensação de limpeza, frescor e claridade. Se o ambiente for completamente branco pode tornar-se monótono e hostil, levando à dispersão.


Agora que você já tem uma ligeira noção sobre pinturas, que tal ousar e dar nova vida a seu ambiente?!!!


Fonte: http://www.belemmulher.hpg.ig.com.br/casa_jard_facavocemesmo_pintando.htm
Autora:Simone Goltcher
Administradora de empresas e decoradora - ABD

Imagem : www.apftv.pt

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...