Um pedacinho do Mar em sua casa.




Por que será que o homem gosta tanto do Mar? Grande parte das pessoas, quando tiram férias vão para o litoral, muitas outras nem se imaginam vivendo longe do Mar. Mas nem todos podem desfrutar como gostariam do litoral, mas podem sentir o gostinho dele todos os dias apreciando uma reprodução em pequena escala do habitat marinho,tendo um Aquário Marinho em casa.
É inevitável, ao nos depararmos com um Aquário Marinho, seja numa loja ou visita à algum amigo, ficar contemplando os movimentos mágicos dentro de um Aquário Marinho, seja por conta das cores vivas dos peixes , o movimento dos corais com a circulação da água, as cores vibrantes , sem nos darmos conta do tempo que passamos parados ali, só olhando.
São enormes os benefícios de se ter um Aquário Marinho, muito além do prazer de poder ver o desenvolvimento deste microcosmos que temos dentro de nossas casas,segundo especialistas tem efeito terapêutico,diminuindo o nível de stress e até mesmo da pressão arterial.
Um Aquário Marinho é considerado um pedaço do Mar reproduzido ali naquela caixa de vidro, este Hobby cresceu muito e crescerá muito mais, graças a aquaristas responsáveis e lojistas que não simplesmente vendem um peixe ou coral como mercadoria, e sim como um ser vivo que merece respeito e carinho, afinal ele não pediu para ir para sua casa. O mal aquarismo desencadeia um ciclo vicioso, onde o que é retirado da natureza não é reposto, desta forma chegará o momento que se tornará escasso, neste ponto será tarde demais, devemos nos informar e cobrar dos comerciantes mais qualidade e não se ganhar na quantidade, neste conceito não se retira tantas espécies de seu Habitat natural, desta forma não haverá aquaristas frustrados .
Poder desfrutar deste privilégio, é uma satisfação que pouca gente tem, mas o que ninguém sabe é o que realmente está escondido atrás deste mundo que parece ser as mil maravilhas.
Com o desenvolvimento dos equipamentos, redução de custos e maior acessibilidade à informações com uma ajudinha da internet, o aquarismo marinho atingiu milhares de pessoas no mundo e o “consumo” por estes produtos aumentou muito a demanda, deixando muitas empresas ligadas ao ramo, de olho nesse novo filão. Como montar um aquário não inclui apenas equipamentos fabricados, mas também seres vivos retirados da natureza, nosso hobby acaba contribuindo para um aumento na depredação do meio ambiente dos Oceanos e Mares.São retirados milhares de corais, peixes, algas e rochas indiscriminadamente e muitas vezes ilegalmente, vislumbrando o lucro fácil e rápido, e deixando a natureza de lado.
Pouco é divulgado, mas os Mares e Oceanos são as maiores fontes de vida do planeta, muito maiores que qualquer floresta Amazônica. “Poucos sabem que os Oceanos são os maiores “absorventes” de Gás Carbônico”, contrariando o que todos pensam que são as florestas e árvores. Se não existissem os Oceanos, todo o lixo orgânico que saem dos nossos banheiros não teriam como ser absorvidos neste planeta. Os Oceanos contêm um sistema de consumo de material orgânico jamais encontrado em qualquer outro sistema natural que conhecemos. As barreiras de corais basicamente são formadas pelo acúmulo de detritos trazidos pela água, restos de corais mortos que a natureza, com a força do sol e dos elementos químicos constantes na água do mar, vão transformando e construindo esses maravilhosos filtros, impregnados de seres microscópicos e macroscópicos, responsáveis pela manutenção da boa qualidade da água e consequentemente, da vida dos corais, peixes, crustáceos e todo o sistema vivo que estiver ligado a estas.
O aquarismo pode contribuir e muito para despertar a consciência de respeito aos Mares e Oceanos.

Leia no link do Portal RPC abaixo dicas sobre projetos e manutenção de aquários.
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/imobiliario/conteudo.phtml?tl=1&id=888974&tit=Beleza-viva

Pinte seu telhado de branco!



Contra o aquecimento global, pinte o seu telhado de branco. Essa é a nova campanha do GBC (sigla em inglês para Conselho de Construções Verdes), “One Degree Less” (Um Grau a Menos), que promete, baseada em pesquisas ligadas ao Departamento de Energia dos EUA, diminuir a temperatura interna das casas em até 6°C. (Já da pra economizar no ar-condicionado e no ventilador!).

A organização, que promove o uso de tecnologias sustentáveis na construção civil pelo mundo, defende que a cor branca reflete até 90% dos raios solares, assim pode diminuir também o consumo de energia dentro do prédio em 20% a 70% e emitir menos gases de efeito estufa na atmosfera. De quebra, a solução promete diminuir o aquecimento global em 1% se pelo menos 30% a 40% das casas pintarem de branco seus tetos.

A proposta, no entanto, não é tão milagrosa quanto pretende ser. Outros cientistas contestam a campanha ao afirmar que, apesar de a cerâmica absorver 90% dos raios solares, tornando o ambiente mais quente, a produção maior de tinta também agride o meio ambiente, além de custar mais caro. Uma solução sugerida é um sistema de ventilação entre o forro e o teto, que amenizaria a absorção de calor.

Fonte:http://www.sustentanet.com.br/sustenta/campanha-defende-telhados-brancos-contra-mudancas-climaticas.html

A Arquitetura da Felicidade





"Você pensa que a filosofia é difícil, mas (...) ela não é nada comparada com a dificuldade de ser um bom arquiteto", dizia o filósofo Wittgenstein. O escritor suíço Alain de Botton, também filósofo, concordando com isso, arremata a idéia: "todo estilo arquitetônico fala de uma compreensão de felicidade." Sucesso de público e de crítica em todo o mundo por sua maneira peculiar de falar de filosofia a partir de aspectos da vida cotidiana, De Botton lança "A Arquitetura da Felicidade", onde faz uma espécie de Feng Shui da contemporaneidade, analisando como o estilo e a aparência de cada construção e os objetos que a preenchem afetam a sensibilidade, o humor e até mesmo a personalidade dos homens. Para o autor, muito sobre o estado de espírito de alguém é dito pelo ambiente que o cerca. Em outras palavras, as pessoas são influenciadas de forma profunda e decisiva pela arquitetura à sua volta, seja a do lar, a do trabalho ou a das ruas. Alain de Botton sugere que a arquitetura é capaz de modificar nossas vidas afetivas ou profissionais, influenciando o modo de ser e de sentir de cada um. Para ele, o que procuramos numa obra arquitetônica não está distante daquilo que buscamos num amigo - e amigos, como casas, são escolhidos pelo bem-estar.



Leia mais no livro A Arquitetura da Felicidade ISBN: 9788532521606
Autor: Botton, Alain de
Editora:Rocco
Prazo de entrega: em até 4 dias úteis
Preço: R$ 42,00 + frete

Compre o livro na Livraria Saraiva, on line:http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=1972167&ID=C925652F7D706190F20290694

Piscina sem cloro e seus benefícios.





A maioria dos usuários de piscina conhecem bem os efeitos do cloro ao utilizarem piscinas, tanto em suas residências, quanto em clubes, ou parques. O uso da piscina é algo prazeroso, o que nos faz esquecer, ou pelo menos, fazer passar despercebido o quanto o cloro na água é desagradável, tanto para os cabelos, como para a pele e também para os olhos. Imagine a possibilidade de desfrutar de uma piscina, sem o desconforto que o cloro causa para alguns, principalmente aos alérgicos ao produto.
Existem outros processos de tratamento para piscinas,tais como salinização, ozônio, UV e Ionizador.Segundo especialistas o processo que é mais saudável e que tem o melhor custo benefício é o ionizador, pois é o que tem menor custo de manutenção mensal.

IONIZADOR:

É um tratamento automático através de íons metálicos de cobre e prata e que durante o processo de recirculação os íons são produzidos e lançados na água. Não dá cheiro e nem gosto na água. O cobre combate as algas e a prata elimina os fungos e bactérias . Os íons são estáveis e não são dissipados mesmo que a piscina esteja aquecida ou até mesmo em dias ensolarados. O tratamento com íons mantem residual ativo que protege a água durante os períodos em que o equipamento de recirculação estiver desligado. Esse tratamento para água potável foi desenvolvida pela NASA.


Fonte: http://www.piscinasjoy.com.br/acessorios/piscina-sem-cloro.html

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...