Um pedacinho do Mar em sua casa.




Por que será que o homem gosta tanto do Mar? Grande parte das pessoas, quando tiram férias vão para o litoral, muitas outras nem se imaginam vivendo longe do Mar. Mas nem todos podem desfrutar como gostariam do litoral, mas podem sentir o gostinho dele todos os dias apreciando uma reprodução em pequena escala do habitat marinho,tendo um Aquário Marinho em casa.
É inevitável, ao nos depararmos com um Aquário Marinho, seja numa loja ou visita à algum amigo, ficar contemplando os movimentos mágicos dentro de um Aquário Marinho, seja por conta das cores vivas dos peixes , o movimento dos corais com a circulação da água, as cores vibrantes , sem nos darmos conta do tempo que passamos parados ali, só olhando.
São enormes os benefícios de se ter um Aquário Marinho, muito além do prazer de poder ver o desenvolvimento deste microcosmos que temos dentro de nossas casas,segundo especialistas tem efeito terapêutico,diminuindo o nível de stress e até mesmo da pressão arterial.
Um Aquário Marinho é considerado um pedaço do Mar reproduzido ali naquela caixa de vidro, este Hobby cresceu muito e crescerá muito mais, graças a aquaristas responsáveis e lojistas que não simplesmente vendem um peixe ou coral como mercadoria, e sim como um ser vivo que merece respeito e carinho, afinal ele não pediu para ir para sua casa. O mal aquarismo desencadeia um ciclo vicioso, onde o que é retirado da natureza não é reposto, desta forma chegará o momento que se tornará escasso, neste ponto será tarde demais, devemos nos informar e cobrar dos comerciantes mais qualidade e não se ganhar na quantidade, neste conceito não se retira tantas espécies de seu Habitat natural, desta forma não haverá aquaristas frustrados .
Poder desfrutar deste privilégio, é uma satisfação que pouca gente tem, mas o que ninguém sabe é o que realmente está escondido atrás deste mundo que parece ser as mil maravilhas.
Com o desenvolvimento dos equipamentos, redução de custos e maior acessibilidade à informações com uma ajudinha da internet, o aquarismo marinho atingiu milhares de pessoas no mundo e o “consumo” por estes produtos aumentou muito a demanda, deixando muitas empresas ligadas ao ramo, de olho nesse novo filão. Como montar um aquário não inclui apenas equipamentos fabricados, mas também seres vivos retirados da natureza, nosso hobby acaba contribuindo para um aumento na depredação do meio ambiente dos Oceanos e Mares.São retirados milhares de corais, peixes, algas e rochas indiscriminadamente e muitas vezes ilegalmente, vislumbrando o lucro fácil e rápido, e deixando a natureza de lado.
Pouco é divulgado, mas os Mares e Oceanos são as maiores fontes de vida do planeta, muito maiores que qualquer floresta Amazônica. “Poucos sabem que os Oceanos são os maiores “absorventes” de Gás Carbônico”, contrariando o que todos pensam que são as florestas e árvores. Se não existissem os Oceanos, todo o lixo orgânico que saem dos nossos banheiros não teriam como ser absorvidos neste planeta. Os Oceanos contêm um sistema de consumo de material orgânico jamais encontrado em qualquer outro sistema natural que conhecemos. As barreiras de corais basicamente são formadas pelo acúmulo de detritos trazidos pela água, restos de corais mortos que a natureza, com a força do sol e dos elementos químicos constantes na água do mar, vão transformando e construindo esses maravilhosos filtros, impregnados de seres microscópicos e macroscópicos, responsáveis pela manutenção da boa qualidade da água e consequentemente, da vida dos corais, peixes, crustáceos e todo o sistema vivo que estiver ligado a estas.
O aquarismo pode contribuir e muito para despertar a consciência de respeito aos Mares e Oceanos.

Leia no link do Portal RPC abaixo dicas sobre projetos e manutenção de aquários.
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/imobiliario/conteudo.phtml?tl=1&id=888974&tit=Beleza-viva

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...