Brasileiros buscam imóvel antes de saber se podem financiar

Brasileiros buscam imóvel antes de saber se podem financiar, só 17% iniciam busca pelo financiamento, diz estudo feito no Zap Imóveis.

'Quem vai 1º no financiamento sabe mais o que pode ter', diz especialista.

A maioria das pessoas que procura um financiamento imobiliário primeiro busca o imóvel de interesse para só depois saber se as parcelas e a renda necessária se enquadram à sua realidade, aponta estudo apresentado nesta segunda-feira (4) em evento promovido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe) em parceria com o portal ZAP Imóveis.


De acordo com o estudo, apenas 17% dos interessados em financiamento imobiliário iniciaram o processo de pesquisa de um imóvel pelas páginas do financiamento, com o intuito de descobrir o valor da prestação e o total de crédito que podem conseguir.

Os 83% restantes fazem o movimento contrário, ou seja, primeiro buscam o imóvel para só depois descobrir se vão conseguir financiá-lo ou não.

O processo de compra de imóvel ainda é muito emocional, muita gente fica frustrada e acaba desistindo da compra do imóvel porque pensa 'o que eu quero não posso comprar'."Nós monitoramos as pessoas que estão buscando um imóvel e querem fazer financiamento (...), 83% começaram essa análise de financiamento só depois de terem pesquisado o imóvel antes, enquanto 17% fizeram o processo inverso, ou seja, o quanto eu consigo financiar para depois olhar o imóvel", explica o especialista em crédito imobiliário Marcelo Prata, que apresentou o estudo. "Ela fala, adorei essa cobertura aqui nos Jardins, depois eu vou ver se posso pagar", diz.

Apesar de não existir uma regra, Prata orienta que o melhor é primeiro pesquisar qual tipo de imóvel é possível financiar, para depois iniciar as pesquisas. "Não tem muito certo e errado, o que tem é nivelamento com a realidade, quem vai primeiro no financiamento, tem mais clareza do que ele pode comprar, do que cabe no bolso", avalia.

Prata acredita, contudo, que pesquisar primeiro o financiamento é o melhor caminho, para não acontecerem futuras frustrações. "Começa primeiro vendo o quanto que pode pagar e quanto vai conseguir financiar. O processo de compra de imóvel ainda é muito emocional. Muita gente fica frustrada e acaba desistindo da compra do imóvel porque pensa 'o que eu quero não posso comprar'", avalia.

Fonte: Gabriela Gasparin
Do G1, em São Paulo

3 comentários:

Barukar disse...

Parabéns pelo sucesso do seu blog... Ele realmente é bem rico em conteúdo!!!

Nossos Sites:

http://www.classimoveisbrasil.com

http://i50.com.br

http://imoveis.barukar.com.br

http://imoveis.bkbusca.com

http://www.simuladorfinanciamento.info

self storage disse...

Resta saber como irá ficar o mercado.

Brooklyn NY Homes For Sale disse...

Wow, awesome blog layout! How long have you been blogging for? you make blogging look easy. The overall look of your web site is wonderful, let alone the content!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...